Acordar Cedo - Dia 17

Por mais que eu goste do frio, é realmente bem mais fácil acordar sem ele. Essa é terceira sexta desde o início do projeto, um bom dia para rever o que será feito nas manhãs deste fim de semana.

Não sei se é a tentativa de formação de hábito ou o blog em si, mas está bem mais fácil manter a noção do tempo. Antes do projeto, os dias passavam muito rápido, e era mais difícil organizar tudo cuidadosamente. Atualmente, junto com os hábitos de acordar/dormir mais cedo, consigo realizar um planejamento para os próximos dias.

Horários de sono

Andei me sentindo mal sobre meus horários de dormir. Estava os achando tarde, considerando que uma média de 5h30~6h30 de sono por noite é um tanto fora dos padrões de 7~8h que conhecemos.

Quando durmo mais tarde que 00:30, geralmente sinto efeitos no dia seguinte. Ao dormir perto deste horário por vários dias seguintes, sinto uma acumulação de sono e começo a sentir efeitos por cerca do segundo ou terceiro dia. Porém, alternando com alguns dias dormindo mais cedo, vejo isso se normalizar instantaneamente.

Notei que outros amigos early risers também estão com horas de sono similares as minhas. Ao mesmo tempo, percebo pessoas dormindo por mais horas e não tendo resultados tão bons quanto os nossos. Isso reforça a idéia de que cada organismo é diferente, e irá se adaptar a horários diferentes.

Grandes mudanças nesses horários são possíveis, mas podem ocasionar distúrbios inicialmente, talvez até mesmo afetem a saúde. Isso é algo de se esperar, afinal, não se pode mudar hábitos sem períodos de adaptação, não é mesmo? É como uma espécie de jet lag sem ter viajado.

No meu caso, trazer o horário de acordar para mais cedo está funcionando bem. Os problemas de ficar muito tempo rolando na cama sem dormir definitivamente foram embora. Além disso, outros bons hábitos estão acompanhando o de acordar cedo.

Tudo isso está sendo uma questão de esforço e disciplina, que eventualmente irá se tornar algo automático. A formação do hábito é a parte mais difícil. É preciso ser forte!

Horário em que deitei: 23:20 Horário acordado: 06:05

Um bom dia a todos.


361 Words

2014-06-06 12:13 +0200

comments powered by Disqus