Acordar Cedo - Dia 7

Alguns amigos me questionaram sobre as atividades que realizo durante a manhã, e se consigo realizá-las bem.

Ser produtivo logo após acordar nunca me foi fácil. A princípio não tinha fé que fosse realmente conseguir algo de útil ou significativo no curto espaço da manhã. Para minha surpresa, não considerei nenhum dos dias até agora um fracasso, e dou o crédito a duas coisas:

  • Planejamento
  • Técnica do Pomodoro

Planejamento:

Na noite anterior passo o olho na minha lista de tarefas e seleciono a que estou mais interessado no momento. Saber que vou acordar para fazer algo interessante e que eu quero ajuda bastante. Nem sempre as tarefas mais interessantes serão as mais urgentes, é preciso exercer o bom senso. As tarefas mais complexas estou deixando para o fim de semana, onde há mais tempo.

Existem diversas ferramentas que ajudam na organização. Alguns exemplos:

Técnica do Pomodoro:

Gosto tanto desta técnica que acredito que ela merecia um artigo apenas para ela, mas vamos aqui mesmo.

Pomodoro

Você só precisa de um timer, pode ser um timer de cozinha, ou mesmo o timer do seu celular. A técnica consiste em agrupar períodos de trabalho concentrado e pausas para revisar seu trabalho e limpar sua mente.

  1. Escolha uma tarefa que você gostaria de ter feita: Esta parte tem a ver com o planejamento, você ira decidir entre alguma de suas atividades/projetos pessoais.

  2. Ajuste o seu timer para 25 minutos: Entenda que você vai começar a se concentrar agora. Você deve trabalhar ininterruptamente na tarefa escolhida por 25 minutos. É pouco tempo, você consegue.

  3. Comece a trabalhar, sem interrupções: Deve-se trabalhar até o fim do Pomodoro. É bem provavel que sua mente tente ir a outros lugares, ou que você se lembre de outras tarefas para fazer no meio do Pomodoro. Não dê atenção a isso! Anote esses pensamentos em um papel ou na sua lista de tarefas para serem revisados mais tarde.

  4. Se você conseguiu trabalhar sem ser interrompido até o timer despertar, coloque uma marca em sua lista. Você completou seu primeiro Pomodoro! Esta é a sua unidade de tempo agora, cada Pomodoro marcado é uma representação de 25 minutos de trabalho produtivo, sem enrolação.

  5. Coloque 5 minutos no seu timer: Durante estes 5 minutos, você terá uma pausa. Não vale usar a pausa para entrar no Facebook ou parar procurar distrações. Aproveite para levantar, pegar um café, ou pensar no que fará mais a frente.

  6. A cada 4 Pomodoros, use uma pausa de 15 minutos: É um tempo bom para que você assimile tudo o que acabou de fazer, as matérias que estudou e o que ainda precisa fazer.

Em condições normais, você deve realizar Pomodoros até chegar ao número 4, ou até sua tarefa estar terminada. Trate o tempo dentro de um Pomodoro de forma sagrada. Se precisar, avise seus amigos que irá se concentrar, eles irão entender. É muito importante não se deixar ser interrompido.

Algumas observações:

  • Um Pomodoro é indivisível;
  • Se acha que uma tarefa vai levar mais de 5 pomodoros, divida-a em tarefas menores;
  • Se a tarefa leva menos que 1 pomodoro, combine-a com outra tarefa;
  • Uma vez que o pomodoro começar, o timer deve tocar, portanto concentre-se;
  • O próximo pomodoro será melhor que o anterior;
  • Não use essa técnica para atividades em seu tempo livre, este tempo deve ser aproveitado!

Esta técnica sempre me salvou em épocas difíceis, e compartilho aqui na esperança que ajude mais alguém.

Este artigo ficou meio longo, portanto agradeço quem leu até aqui!

Horário em que deitei: 00:09 Horário acordado: 06:05

Um bom dia a todos.

edit: Estão me perguntando qual aplicativo uso para o Pomodoro. Já faz um tempo que uso o Pomodroido. (Sou um cara de Android, então não sei recomendar para iOS, me ajudem!)


640 Words

2014-05-27 11:55 +0200

comments powered by Disqus