Acordar Cedo - Dia 14

Senti que ontem foi um dia bem produtivo. Olhando nas anotações de hora, parece que cerca de 23h é um horário bom para deitar, no meu caso. Porém, quando começa a semana é um verdadeiro desafio dormir nas horas planejadas.

Procrastinação e Tentações

Até pouco tempo atrás eu tinha uma superstição: quanto mais cedo eu pretendia dormir, mais tarde eu iria dormir realmente. Parece algo bobo, mas é pura procrastinação.

Uma das coisas que me inspirou a realizar este projeto é que penso que força de vontade é um recurso que gastamos ao longo do dia. Quando acordamos, há uma quantidade limitada de tarefas que conseguimos nos obrigar a começar.

Nós usamos esses recursos constantemente, em ocasiões pequenas e grandes. Aquele doce que você adora em sua mesa? Você está gastando seus depósitos de força de vontade para não comê-lo. Aquele jogo que você está louco pra jogar? Se estiver por perto do seu videogame, estará resistindo a ele também.

Força de Vontade

Um dos primeiros estudos introduziu essa idéia foi feito no laboratório de um psicólogo chamado Roy Baumeister.

Esgotamento de Ego

Em um de seus estudos, ele trouxe um grupo de voluntários a uma sala com aroma de biscoitos recém retirados do forno. A mesa a frente deles continha um prato com os biscoitos e uma tigela com rabanetes. Foi pedido a parte dos participantes que comessem biscoitos, enquanto a outra parte deveria comer os rabanetes.

Logo em seguida, os candidatos foram apresentados a charadas geométricas complexas e dados um limite de tempo de 30 minutos para tentar resolvê-las. Baumeister e seus colegas perceberam que as pessoas que comeram os rabanetes, resistindo aos biscoitos recém assados, desistiram do problema após em média 8 minutos. Enquanto isso, os comedores de biscoito duravam cerca de 19 minutos.

Tudo indicava que os voluntários que resistiram aos deliciosos biscoitos estariam drenando suas capacidades de auto-controle para as próximas situações do dia.

Resumo

Para tornar seu dia mais fácil, é preciso afastar as tentações mais imediatas e poupar a força de vontade para quando ela realmente for necessária.

Num geral, vejo que venho procrastinado menos e produzido mais neste regime de sono. Há uma certa ansiedade com os horários na noite anterior, que me força a deixar tudo nos eixos para poder dormir logo.

Meu horários ainda não estão perfeitos, mas para aliviar a vontade de procrastinar, procuro sempre ficar pronto para dormir cerca de 22h~22h30. Assim como nosso amigo que lê livros, é sempre bom estar preparado para dormir facilmente, e deitar assim que sentir que conseguirá dormir.

Horário em que deitei: 00:30 Horário acordado: 06:00

Obrigado por ler até aqui! O dia nos espera. Um bom dia a todos.

edit: Se aguentou ler até o final, é capaz que goste também do Dia 7, onde dou opiniões sobre planejamento e execução de tarefas no período da manhã.


473 Words

2014-06-03 12:09 +0200

comments powered by Disqus