Acordar Cedo - Dia 25

Ontem dormi “no limite do amanhã”. Um pouco mais tarde que isso e acho que teria sido difícil de acordar hoje. Provavelmente irei fazer uma Power Nap depois do almoço.

Power Napping

O Power Nap consiste de um cochilo breve, usado para relaxar e revitalizar corpo e mente no período diurno. Estes cochilos tem durações variáveis dependendo de cada pessoa, mas por via de regra, nunca devem durar mais que 30 minutos.

Existem alguns estudos que comprovam a relação entre cochilos e melhorias de memória e cognição, contanto que não se entre em estados de sono profundo, para evitar um estado chamado de “sleep inertia”, que ocorre quando somos acordados bruscamente destes estados.

Seguem algumas dicas que uso e que se encontra pela internet:

  • Use um despertador;
  • Tente encontrar a sua duração ótima;
  • Se tiver dificuldades para dormir, use um lugar escuro e quieto;
  • Se acordar grogue ou se sentir lento, diminua a duração na próxima tentativa;

Pessoalmente, prefiro cortar o café quando sei que vou cochilar, mas tenho um amigo que faz o contrário: toma um gole de café logo antes de deitar. Tendo em mente que a cafeína pode levar até 30 minutos para fazer efeito, a idéia é cochilar antes do mesmo começar.

Deixo a critério de vocês como experimentar com isso, mas já adianto que funciona!

Horário em que deitei: 23:25 Horário acordado: 05:30

Um bom Sábado a todos.

edit: Não recomendo tentar Power Naps no período noturno. Se você está cansado ou com sono de noite é um sinal que está perto da sua hora de dormir.


262 Words

2014-06-14 11:46 +0200

comments powered by Disqus