Acordar Cedo - Dia 19

Acho que ainda vou demorar para me acostumar a ter tanta coisa cabendo no meu fim de semana. Não sei como conseguia viver sem as manhãs de Sábado e Domingo antes.

Amigos e Objetivos

Ontem encontrei com meus amigos Early Risers para um café. Ambos também são programadores. Será que há uma tendência entre vontade de levantar cedo e programadores? Ficamos um bom tempo discutindo nossas idéias, objetivos e o que andamos fazendo da vida.

O encontro me fez pensar sobre a importância de compartilhar idéias.

Quando se está no colégio ou faculdade, é comum encontrar pessoas em níveis similares aos seus. Todos tem mais ou menos o mesmo nível de conhecimento e o que as difere são basicamente seus os interesses. Até esta época, ainda não tivemos tempo de se encontrar e perseguir o que gostamos ou queremos para a vida. Muitas vezes ainda nem sabemos o que queremos.

Conforme vamos crescendo, passamos a interagir com pessoas de todos os níveis. Encontramos pessoas que desenvolveram suas personalidades e conhecimentos de acordo com as preferências que tinham na época de faculdade. As vezes encontramos pessoas que mudaram totalmente o rumo de suas vidas, ou mesmo aquelas que gastaram seu tempo apenas levando a vida, sem pensar ou planejar muito.

autopilot

Saindo do Piloto Automático

Em diversos momentos da vida estamos apenas vivendo dia após dia, sem forças ou sem motivação para pensar no longo prazo, sem tempo de parar e se auto-avaliar. Eu diria até que se entra e sai de estados de piloto automático diversas vezes durante a vida, sem nem se perceber.

Quando sentimos a necessidade de melhoria, normalmente fazemos uso de alguns empurrões externos: Um discurso motivacional, um livro de auto-ajuda, um desafio imposto por você mesmo.

Todas essas ferramentas podem ser úteis, mas muitos subestimam a importância de simplesmente discutir seus planos e atividades com pessoas próximas a você. Um feedback amigo, ou mesmo apenas ouvir sobre seus colegas pode chacoalhar você para fora do seu estado automatizado.

Não digo isso na forma de que seus amigos irão lhe dizer o que fazer, mas acredito que pode haver uma melhoria na sua capacidade de julgamento após ouvir sobre experiências alheias. Torna-se mais fácil tomar decisões melhores e ter a motivação necessária para seguí-las.

Conheço pessoas que se inspiraram a tentar acordar mais cedo ao lerem este blog (o que me deixa bem contente). Eu diria que efeito de uma boa conversa é similar, porém mais forte. Pode ser algo difícil de acontecer quando somos jovens e ainda não temos nossos objetivos definidos, mas que vai ficando mais e mais interessante com o passar do tempo.

Horário em que deitei: 00:00 Horário acordado: 06:00

Um bom domingo a todos!


451 Words

2014-06-08 11:54 +0200

comments powered by Disqus